Blog

Curiosidades sobre o Cogumelo Paris

Voltar




cogumelo Paris (também chamado de “champignon de Paris”) é o tipo de cogumelo mais consumido no Brasil e no mundo.

Ele foi o primeiro exemplar a ser cultivado na Europa, quando um francês no século XVII o descobriu e passou a cultivar. A partir daí, foi questão de tempo até ganhar o nome de cogumelo Paris, fazendo referência à cidade luz.

Uma das mais interessantes curiosidades sobre o cogumelo Paris é que, antigamente, eram cultivados nos túneis das catacumbas de Paris, até que precisaram construir o metrô e mudaram o local de produção. A cidade, que já foi a maior e única produtora do mundo, possui um clima considerado ideal para o cultivo do cogumelo, mas hoje existem produtores espalhados por todo o planeta.

Podemos dizer que, no Brasil, o cogumelo Paris foi responsável pelo início da cultura de comer cogumelo, que vem aumentando a cada dia.

O sabor e textura únicos do cogumelo Paris, característica marcante nas diversas espécies de cogumelos, faz dele um ingrediente extremamente versátil, podendo estar presente em pratos de todos os tipos.

São compostos por nada mais nada menos que 90% de água, sendo uma ótima fonte de Vitamina D e possuem boas quantidades de proteínas.

 

As aplicações deste ingrediente são diversas e você pode conferir algumas delas nas receitas originais e surpreendentes desenvolvidas pelo Camaradería Gastrobar!